Brasão

A heráldica

Antes de analisar os componentes de um Brasão, convém ter presente uma breve noção sobre esse tema fascinante que é a Heráldica. A Heráldica consiste numa ciência auxiliar da História que estuda, descreve e define os Brasões de Armas, Escudos ou Cota de Armas, constituindo-se estes por emblemas com características e regras próprias, coloridos ou a preto e branco, referentes a uma pessoa, a uma instituição ou a uma comunidade.

O brasão

O brasão é composto por um conjunto de peças que podem ser ou geométricas, ou figuras (naturais, humanas, animais ou fantásticas) ou ornatos que estão dispostos dentro e /ou fora do escudo, sendo este o objecto central da composição.
O escudo pode ter várias formas, consoante o país de origem, o titular ou a época, mas em Portugal é tradicional o uso do escudo Ibérico ou Peninsular (arredondado em baixo).

A arte de brasonar

O acto de desenhar um Brasão chama-se brasonar. A Arte de Brasonar é definida por regras específicas e são elas que determinam a composição de um brasão. Dentro destes limites, cada artista tem depois toda a liberdade artística para fixar e executar os brasões consoante o seu talento e criatividade.

Elementos de um brasão

escudo