O Vaticano, através da sua editora oficial Libreria Editrice Vaticana, vai lançar ao público um manual sobre heráldica eclesiástica. Esta obra, que o Vaticano classifica como “uma pesquisa diligente sobre aquilo que é ao mesmo tempo uma ciência e uma arte”, vai ser formalmente lançada no dia 7 de Fevereiro, em Roma. Os seus autores são o cardeal Andrea Cordero Lanza di Montezemolo, considerado actualmente a maior autoridade em heráldica da igreja católica, e o Pe. António Pompili.
Segundo os próprios, o principal objectivo desta publicação ilustrada é o de ajudar aqueles que pretendem conhecer e utilizar a linguagem heráldica para compreender, ler e interpretar um brasão de eclesiástico, ou produzir novas armas eclesiásticas correctamente.
Trata-se de uma obra que só peca por tardia, tendo em conta que aquela que ainda é actualmente a grande obra de referência sobre heráldica eclesiástica (de onde derivam muitos outros livros), foi lançada em 1978, pelo arcebispo Bruno Bernard Heim. “Heraldry in the Catholic Church, Its Origin, Customs and Laws” é um livro com 36 anos, raríssimo, muito procurado e, quando encontrado, disponível a um preço exorbitante. Uma obra que vale bem a pena, dada a qualidade do seu conteúdo e a riqueza de ilustrações – também elas pela mão de Bruno Heim.
Fonte: zenit.org